sábado, 17 de abril de 2010

minha participação no grupo de amamentação MATRICE

hoje, conheci novos amigos. era uma galera da minha idade, pra trocar experiências, conhecimentos e anseios. isso ajuda a entender que não somos os únicos que estão carregados de dúvidas, medos e outras coisas mais.
o encontro foi no grupo do matrice, que é formado por mães de bebês lactantes como eu, que se reúnem para trocar informações e experiências sobre a amamentação - que eu adoro. o grupo é organizado pela fabíola e contou com a participação da rosangela e da heather. aconteceu no mesmo espaço onde acontece os encontros do gama (só para lembra-los, é na rua natingui 380, vila madalena).
a reunião foi muito bacana. conheci novos amigos e fiquei feliz em saber que não sou a única que mama bem devagar e dorme mamando, cansa muito essa história de fazer força com a boca pra tirar leite do peito da mamãe. tem mais um monte de bebê que age da mesma maneira. é completamente normal.
eles explicaram a importância da amamentação exclusiva que é quando só se alimenta o bebê com leite materno, sobre a livre demanda - que é quando se deixa o bebê pedir a vontade o peito da mãe sem impôr horários e intervalos rígidos, e também sobre a amamentação prolongada - que é quando se alimenta o bebê com leite materno mesmo depois de ele já ter iniciado a alimentação com alimentos sólidos.
a mamãe recebeu algumas dicas valiosas de como me manter acordada por mais tempo para que eu aproveite mais a mamada. eu vou é adorar ficar mamando mais!
quer saber mais sobre o matrice? acesse matrice

quarta-feira, 14 de abril de 2010

mais um dia de cinema

gostei tanto do primeiro passeio que eu fiz, que resolvi repetir e levar comigo pessoas que eu gosto muito. convidei a vovó zilda e a vovó odete para irem ao cinema comigo hoje. infelizmente a vovó zilda estava cheia de compromissos e não pode ir, mas a vovó odete pode.
fomos à mesma sala de cinema, uma coincidência, já que o cinematerna acontece em várias salas diferentes. assim que eu cheguei, a gláucia e a irene logo me reconheceram e vieram me dar um oi. a vovó odete, que estava comigo no colo, ficou com um sorriso de orelha a orelha, toda feliz e orgulhosa de ser minha avó.
no meio da sessão, eu fiz um cocô daqueles que a mamãe e o papai ficam orgulhosos e comemoram um monte. foi tão bem feito que até a moça que estava em outra fila escutou. minha fralda não aguentou o capricho da minha arte e acabei sujando a roupa toda. a mamãe me levou correndo para o trocador. essa é a vantagem de uma sessão do cinematerna, o trocador fica dentro da sala, tem lenços umedecidos, fraldas e pomadas disponíveis e a mamãe não perde nada do filme.
o filme era em português e eu até que entendi umas palavras. conta a história de um garoto que cresceu conversando com gente que ninguém mais conseguia ver e que escrevia livros ditados por outras pessoas. o nome do filme era o nome do garoto: chico xavier. devia ser muito bom, porque a vovó, o papai e a mamãe choraram durante a exibição, só não tanto quanto no dia que eu nasci.
dessa vez, depois do cinema, não ficamos no café. o papai me colocou sling e fomos comer na praça de alimentação, que é um lugar com vários restaurantes juntos e no meio um monte de mesas. eu não gostei muito não, é barulhento e tem um cheiro muito forte.
saímos do shopping e seguimos pra a casa da vovó odete brincar com o dido, o cachorro dela.
adorei mostrar uma coisa nova pra alguém, é muito gratificante.

terça-feira, 6 de abril de 2010

domingo de páscoa completei um mês de vida!

meu dia começou com um solzinho bem gostoso no quarto dos meus pais. eles ficaram se revezando enquanto se arrumavam. logo percebi que tinha alguma coisa diferente. a mamãe vestiu uma roupa linda que combinava com a do papai. eles colocaram uma roupa nova bem bonita em mim e um monte de presentes na sacola. logo imaginei que isso tudo era pra comemorar meu aniversário de um mês.
fomos todos para a casa do meu tio leandro lá vi o que eram os presentes que os meus pais levaram, eram ovos de páscoa e outros chocolates. o meu primo luca tinha uma cesta enorme com vários ovos de páscoa, tinha até de super-heroi e outros com brinquedos, mas o mais legal foi uma carta que ele ganhou de um tal coelho da páscoa que dizia que ele ia ganhar um cachorrinho. eu tenho um coelho rosa bem grande (maior que eu!) que mora comigo e com os meus pais. ele vive no meu berço. vou pedir pra ele um cachorro, vamos ver se ele vai me entender. eu ganhei presentinhos e os meus pais chocolates.
esperei todo mundo almoçar enquanto tirava um cochilinho. acordei um pouco antes de ir à casa da vovó zilda.
chegando lá, adivinhem. mais comida e mais presentes!
também conheci gente nova: os compadres dos meus avós, o carlos alberto e a alcione.
foi um dia bem cheio, mas eu adorei essa história de páscoa.