sexta-feira, 13 de maio de 2011

já consigo pedir um monte de comida diferente

pessoal, essa história de se comunicar,é uma coisa incrível! estou conseguindo estabelecer um entendimento muito bom com o meu pai e a minha mãe.
de manhã, quando acordo, eu fico no meu berço brincando um pouco com os bichos que me vigiam à noite. quando bate a fome, eu logo solto um choramingo pra ver se meus pais já estão acordados. se ninguém se manifesta, eu aumento o volume. e, se ainda assim, ninguém chega eu logo solto um "papaiiii" seguido de um "mamãeeee". e assim vou revezando até que um deles apareça no quarto. aí, é só fazer festa para eles ficarem todos sorridentes!
dou bom dia (na verdade eu digo "bom diii" e eles entendem), pego os bichos e faço eles beijarem, assim mantenho a paz do meu reino, muita diplomacia - isso aprendi com a mamãe. depois de todo protocolo cumprido, solto a palavra mágica "mamá" e aponto para a cozinha para que não haja dúvidas do que é que eu quero.
geralmente quem me pega de manhã é o papai. ele adora ficar beijando os bichos, aí eu tenho que fazer ele focar no meu pedido, por isso já solto logo um "mamá" triplo.
feito o mamá e com a fome amansada, é só ir pro segundo round. eu vou a té a cozinha olho pra geladeira e com toda calma e delicadeza digo pro meu pai "ioguti". pronto tá entendido. em pouco tempo - ainda que as vezes pra mim parece uma eternidade e eu comece a ficar irritada - aparece uma cumbuca com frutas, cereais e iogurte. hummmm uma delícia!
depois de comer, brinco um pouco. faço isso pro meu pai poder ir se trocar. nesse meio tempo, enquanto leio uns livros e brinco com os meus brinquedos, chega a mamãe linda, arrumada, perfumada e sorridente como sempre. ela me pega, me enche de beijos e me deseja um bom dia que eu logo retribuo. ok, confesso que as vezes faço charminho e demoro um pouco para soltar um "bom diii". mas ela adora, tenho certeza.
quando minha mãe chega já dá para mandar o terceiro round pra dentro, chego na perna dela e fico insistindo até ela ceder:"pão", "pão", "pão". demora um pouco mas uma hora chega aquela delícia quentinha, fofa e ao mesmo tempo crocante e com um gosto levemente salgado. adoro pão!
já sei pedir várias outras coisas. se bate uma sede é só pedir o "co". pro lanchinho da tarde nada melhor que uma frutinha, é só pedir "caqui", "nana", "figo" ou "uva". preciso expandir mais esse cardápio, está ficando um pouco repetitivo. se a fome é muita é só falar com bastante assertividade e alto "papá" que pinta um rangão no capricho.
como é bom conseguir se fazer entender. agora quero aprender a pedir pro meu pai me levar na bicicleta dele pra dar uma volta lá no parque. "bici" eu já consigo dizer só falta aprender a dizer parque e passear. aí pronto, vai ser divertido!